.

Welcome Myspace Comments

sábado, 28 de janeiro de 2012

"O INSTRUTOR DE PÁSSAROS"


Certa vez, um pai e seu filho admiravam uns pássaros no jardim.

-Aquilo são pássaros?

-Sim!
Responde o pai.

-Eu também sou pássaro?

-Sim!
Tu vais se tornar um belo e sonhador pássaro!

-Eu vou voar igual a eles?

-Vai sim, filho!
A vida é uma espécie de orquestra na qual somos pássaros batendo as asas e assobiando.

-Mas eu não tenho bico para cantar, papai.
Se eu agitar minhas mãos, eu vou voar?

-Deves aprender a cantar com os olhos e voar com a mente.

- O que é a mente?

- Nossa maior aliada.
Ela dispõe de uma caixinha na qual são guardados todos os nossos sonhos.

- Para que servem os sonhos?

- Para voarmos.

- Como que eu aprendo a cantar com os olhos?

- Amando.

- Veja pai!
Aquele filhotinho não conseguiu voar!
Vai cair no chão!
A mente dele está com defeito?

- Só se ele não tentar de novo.

- Mas todos eles estão retornando para o alto da árvore e tentando voar de novo.

- Pois é.
Cumprir nossa missão na Terra deveria ser instintivo.
Mas os homens se apavoram diante do fracasso.
Ou simplesmente não sabem lidar com ele.

- Não quero ser homem!
Quero ser passarinho!
Pai, quando eu crescer, posso ser um passarinho?

- Tu vais poder ser o que quiseres!

- Estou notando que a aquele pássaro maior ali na árvore está empurrando os pequeninos.
O senhor também vai mim empurrar de cima do nosso telhado?

- Humanos não devem se empurrar, filho.
Devem se abraçar.
São os abraços dos pais que impulsionam os filhos a entender seus medos e a superar os fracassos.

- Não entendo direito o que o senhor fala.
Porém, sinto que todas as vezes que cometo um erro, não fico muito tempo triste.
Você conversa comigo e de repente, uma sensação de sufoco desaparece daqui do meu peito.
A partir daí tudo fica mais fácil dentro de minha cabeça.
Fico sentindo uma alegria muito grande dentro mim.

- É que no momento que erraste, eu ti amei.

- Já sei!
Você cantou uma cantiga com os olhos!

- Exatamente filho!
Cantei uma melodia tão bela quanto esta que estamos ouvindo dos pássaros.

- Pai!
Aquele passarinho, bem ali, não está mais conseguindo retornar ao ninho! Não está conseguindo voar!
Ele caiu e parece que está machucado!

- Às vezes filho, a gente se machuca.
Quando nos ferimos, precisamos de repouso, assim como aquele pássaro que vai ficar um pouco em terra firme.

- Por que ele precisa ficar na terra?
Ela não é a mãe dele.

- Não!
Mas algumas páginas do manual dos céus estão na terra.

- Como assim?

- Tu vais ser um corajoso pássaro.
Vais expressar tuas habilidades através de teu canto e vôo.
Porém, algum dia tu vais se machucar.

- Por quê?

- Porque meninos-passarinho sempre se machucam.

- Vou ficar caído no chão?

- Viver no solo não deve ser o propósito de vida de um pássaro.

- Então eu vou voltar a voar?

- Sim!

- Mesmo que minhas asinhas se quebrem?

- As asas da emoção são as responsáveis pelo nosso retorno aos céus.

- E elas são muito fortes?

- É na terra que encontramos materiais resistentes para reforçarmos as asas da emoção.

- Então a terra não é tão ruim.
Não existem perigos aqui embaixo.

- Pássaros podem se tornar vítimas das serpentes da terra.

- O que elas fazem?

- Aprisionam nossa emoção.
Lançam um veneno que enfraquece as asas dos pássaros.

- E esse veneno tem cura?

- Sim.
Podemos curar os ferimentos com música e cores.

- Então vou começar a bater meu tambor e pintar o sete!

- O instrumento é teu, filho, mas a música deve ser cantada por outro pássaro.
Devem estar bem afinados.

- E as cores?

- Tu deves usar uma aquarela.

- Eu até tenho uma que o senhor mim deu uma vez.
Mas as tintas estavam duras!

- Deves então amolecer as tintas.
Tu podes aparar água em teus olhos.

- Vou ter que chorar?

- Não.
Tu podes usar a água de um poço.
A entrada dele são teus olhos.
Mas alguém vai precisar guiar um recipiente até o líquido.

- Estou um pouco confuso!
Mas entendo que todas as vezes que mim interesso em conhecer alguém, ou quero aprender alguma coisa nova, mim sinto nas nuvens. Isso sim é que é voar!

- Vamos entrando passarinho?

A criança retorna para o lar e de repente o pai se sente iluminado e leve. Ouve então uma voz:

- Um maestro talentoso percebe certos valores nas pessoas, os quais são inerentes à singularidade e são o pólo de desenvolvimento dos papeis na vida, sejam eles o de pai, mãe, profissional, não importa. O maestro, bom mesmo, é dotado da harmonia gerada do caos que rege a orquestra interna pela qual se faz existir de elementos vivos, lembranças e instrumentos que tocam no inconsciente. Esses maestros reproduzem boas ações, reconhecendo em nós, músicos já não tão errantes, o gérmen do seu trabalho.
Maestro! Aplaudimos-te, não de pé, mas de coração, pois é respeitoso esse teu comportamento.
Augusto Vicente

Carinhosamente,
Ninna Angel ☜♡☞

MAY IT BE - ENYA - TRADUÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário